ACSP 130 anos - Exposição conta a história do comércio de São Paulo
Com entrada gratuita e imagens interativas que usam recursos de inteligência artificial, a exposição foi aberta na sede da ACSP e passará pelas estações do Metrô Sé, Trianon-Masp, Santana e Paraíso
A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) inaugurou nesta sexta-feira, 6/12, uma exposição fotográfica interativa sobre o comércio de São Paulo e a história da entidade, que completa 130 anos amanhã. O acervo é itinerante e percorrerá, a partir de janeiro de 2025, as estações do Metrô Sé, Trianon-Masp, Santana e Paraíso. Entre o material em exposição está um livro, lançado também nesta sexta, que trata da ACSP.
A ação resgata a importância do comércio para São Paulo e o legado da ACSP, entidade que contribui para o crescimento da economia paulista, sendo pioneira no Serviço de Proteção ao Crédito. Além disso, a exposição, produzida pela Müller Cultural, conta com fotografias interativas que resgatam a importância de comunidades libanesa, portuguesa, italiana, judaica e japonesa para São Paulo.
Para Roberto Matheus Ordine, presidente da ACSP, a exposição é importante para informar a população sobre a grandeza do comércio de São Paulo, abordando polos importantes, como a rua 25 de março.
Das 48 fotografias, 30 contam com recursos de inteligência artificial (IA) voltados à realidade aumentada (RA). Dessa forma, os visitantes podem escanear o QR code do estande, tendo uma experiência imersiva, possibilitando, por exemplo, um tour por dentro da Catedral da Sé, visitando o altar da igreja. Há também um tour pelo Mosteiro de São Bento, que permite aos visitantes conhecerem seus vitrais.
Entre os locais para a visitação através da RA estão a rua 25 de Março, Estação da Luz, Museu da B3, Edifício Matarazzo, Interior do Mercado Municipal, Farol Santander e o Beco do Pinto, que contam com projeção de imagens em 3D e alguns vídeos de personagens que contam a história de São Paulo.
A fotografia da Ladeira Porto Geral incorpora uma apresentação 3D do personagem José, que trabalhava carregando barris do Porto Geral. Entre as curiosidades, o personagem conta que a famosa rua 25 de Março era a sétima e última volta do Rio Tamanduateí, e a importância da Ladeira Porto Geral, que era um porto para o desembarque de cargas de açúcar, produto fundamental para a economia de São Paulo.
Há também um vídeo mostrando como a estação da Luz teve relevância para a economia brasileira, ajudando a conectar comerciantes paulistanos ao interior de São Paulo, possibilitando que as famílias desses de fora da capital tivessem acesso a mais produtos e até mesmo à moda europeia. Entre os vídeos, um é apresentado por Marcel Solimeo, economista-chefe da ACSP, que fala sobre o edifício Matarazzo e curiosidades de sua arquitetura.
Além disso, a exposição possui um painel com o fundador da ACSP e um dos empresários mais importantes de São Paulo à época, Antônio Proost Rodovalho, então dono da Melhoramentos. Os visitantes podem fazer perguntas sobre a ACSP e, com o uso de IA, ele responde aos questionamentos.
SOBRE A EXPOSIÇÃO
A História do Comércio de São Paulo - 130 anos da Associação Comercial de São Paulo
- ACSP
Data: de 6/12 até 13/12 de 2024
Horário: De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Local: Rua Boa Vista, 51 – 12º andar – Centro
Entrada: Gratuita
- Estação Sé do Metrô
Data: de13/01/2025 a 16/02/2025
- Estação Trianon do Metrô
Data: de 18/02 a 16/03 de 2025
- Estação Santana do Metrô
Data: de 19/03 a 20/04 de2025
- Estação Paraíso do Metrô
Data: de 22/04 a 20/05 de 2025
IMAGENS: Rebeca Ribeiro/DC