5 dicas poderosas para vender pelo WhatsApp
O aplicativo é a ferramenta mais rápida e de menor custo para apresentar os seus produtos aos clientes. Mas eles só vão comprar se você souber usar bem essa ferramenta
O WhatsApp deixou há muito de ser apenas um aplicativo de troca de mensagens e se tornou mais uma ferramenta para quem quer divulgar o seu produto de maneira prática e mesmo fechar negócios.
Instalado nos aparelhos de mais de 47 milhões de brasileiros, trata-se de um serviço que depende apenas de conexão com a internet, eliminando o custo com ligações telefônicas, e possibilidade a troca não só de mensagens escritas instantâneamente, mas também de áudios, fotos e vídeos. As possibilidades são variadas e podem impulsionar os negócios
Lojas, escritórios, empresas e até indústrias ainda não perceberam as oportunidades de negócios que perdem ao deixar de lado a utilização do WhatsApp - ou ainda, por usar incorretamente o aplicativo para efetuar vendas e fidelizar clientes, na opinião de Jaques Grinberg, consultor de vendas independente.
Ele selecionou cinco dicas para potencializar as vendas com o WhatsApp:
1- EXPLORE TODOS OS RECURSOS DO APLICATIVO COM AGILIDADE
Cerca de 90% dos clientes têm dúvidas após receberem uma propaganda. Seja proativo.
Grave um estoque de áudios com as respostas para as perguntas mais frequentes, como, por exemplo, as relacionadas à apresentação de seu produto e ao serviço de entrega.
Faça vídeos curtos, ou seja, de até 1 minuto mostrando algum diferencial do produto ou o funcionamento dele. O vídeo tem um alcance 500 vezes mais do que um texto. Utilize fotos reais e tenha um profissional preparado e pronto para atender os clientes pelo aplicativo.
É maior a chance do cliente compartilhar esse conteúdo. Por isso, lembre-se de inserir o nome da sua empresa no meio da mensagem ou na assinatura.
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2- CRIE UM CANAL DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE
Pense na venda como uma consequência. Faça desse serviço uma utilidade para o cliente. Oriente-o sobre horários de funcionamento do estabelecimento e a situação do trânsito na região, por exemplo.
Lojas instaladas em shoppings devem informar os clientes sobre eventos que acontecem no entorno, como a estréia de filmes no cinema, os melhores horários para encontrar vagas no estacionamento e a origem das datas comemorativas como a Páscoa, o Dia do Consumidor, o Dia das Mães e outras.
3- DISPARE APENAS O CONTEÚDO QUE REALMENTE INTERESSA
Enviar mensagens funciona apenas se o motivo for válido e de interesse de quem receberá. Além disso, se o uso é para relacionamento, a mensagem tem que, de alguma forma, parecer personalizada.
Não crie grupos. É melhor mapear sua lista de contatos, separando os clientes por interesses e gêneros (de acordo com os produtos e serviços que quer divulgar). A lista de transmissão é uma forma rápida e segura de enviar mensagens individuais a um grupo pré-selecionado.
4- INVISTA NAS MENSAGENS
Obedecer às regras de ortografia e sempre revisar a mensagem antes de enviá-la é obrigatório. Isso não significa se comunicar de maneira formal, mas o texto enviado é a sua apresentação, que deve ser sempre associada à qualidade e competência. E isso não vale só para texto, mas também para os áudios e vídeos.
Cuidado com o uso de gírias, “memes”, assuntos e imagens polêmicos entre outros. O objetivo principal do relacionamento por meio do aplicativo é manter o cliente informado, de forma que se sinta estimulado a visitar a loja. Fidelize os clientes por meio de uma interação fácil e ágil.
5- SEJA MAIS DO QUE UM VENDEDOR: UM CONSULTOR
O vendedor coach (ou consultor) não só vende, como também ajuda os clientes a comprarem. Ele transmite informações de interesse de seus consumidores. Quando eles precisarem comprar algo, imediatamente se lembrarão desse vendedor na hora de tomar a iniciativa.
“Um escritório de advocacia que mantém os clientes informados sobre as mudanças nas leis, e precauções para evitar problemas futuros, certamente será procurado quando o cliente precisar”, diz.
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