Wed05232012

Atualizado em:03:09:19 AM GMT

Portas fechadas para inspetores da ONU

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) encerrou sua mais recente missão ao Irã sem um acordo que permitisse a visita de seus inspetores a instalações militares do país, em um fato que deve aumentar o risco de confronto com o Ocidente. Em tom desafiador, o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse que as políticas nucleares do país serão mantidas, apesar da crescente pressão internacional. "Com a ajuda de Deus, e sem prestar atenção à propaganda, o rumo nuclear do Irã se manterá firme e seriamente", disse ele à TV estatal.

"Pressões, sanções e assassinatos não irão frutificar. Nenhum obstáculo poderá impedir o trabalho nuclear do Irã", afirmou o aiatolá, acrescentando, porém, que Teerã não tenta desenvolver armas nucleares.

A delegação da AIEA que esteve no Irã esperava visitar uma instalação em Parchin, a sudeste do país, onde a agência acredita que haja uma câmara de contenção para o teste de explosivos. Segundo a AIEA, o governo iraniano "não concedeu permissão" para a visita.

A atitude iraniana foi condenada pela comunidade internacional. Para a França, o Irã perdeu "mais uma oportunidade" em mostrar a boa-fé sobre seu programa nuclear. Já os EUA se mostraram frustrados com o fato de que o Irã "não alterou seu comportamento".

AddThis Social Bookmark Button