Sat05252013

Atualizado em:06:19:31 PM GMT

Uma família da pesada

AddThis Social Bookmark Button

 

Há dois tipos de empresário de sucesso. Aquele que apenas ganha dinheiro e o usa em benefício pessoal, e o que faz isto, mas também investe no desenvolvimento de seu entorno – stakeholders, comunidade e indústria na qual atua. Definitivamente pertence ao segundo grupo a família Schwartzmann, dos fundadores Mauro e esposa Juliana aos filhos Rubens, CEO, e Carlos, à frente do Marketing da agência de viagens Costa Brava, instalada na cidade de Campinas. 
 
Ao completar 25 anos dedicados a viagens corporativas, e também com forte atuação em lazer e de eventos, a Costa Brava tornou-se a maior do seu gênero no interior de São Paulo e uma das principais do Brasil. Para marcar a ocasião, a agência realizou pelo terceiro ano o fórum de gestão de viagens corporativas. Com isto, permitiu que 250 gestores de empresas localizadas na região conhecessem durante um dia e sem custos as tendências e as melhores práticas da atividade turística. 
 
"Gostei muito do conteúdo, com temas atuais, que refletem os desafios da área. Eventos educacionais como este mostram o comprometimento da agência para melhorar o mercado e agregar valor a todos os envolvidos em viagens", comenta Eliane Martins, da Continental Automotive. Para ela, a importância da iniciativa da Costa Brava cresce por ser voltada ao interior de São Paulo, onde se abrigam grandes companhias, mas cujos profissionais nem sempre têm acesso a módulos educacionais com esta qualidade.   

Passageiro Vip: João Pacheco

AddThis Social Bookmark Button

 

Nascido em São Paulo, João Pacheco passou a infância em um sítio da família, onde despertou o amor por cavalos e mato. "Por gostar da vida de fazenda, fiz faculdade de Agronomia". 
 
Recém-formado, trabalhou no Paraná até que passou a ajudar o avô em suas fazendas em Itu, no interior de São Paulo, para onde se mudou em 1989. Dez anos depois, começou a se interessar pelo turismo rural. "De lá para cá, participei de várias entidades", diz Pacheco. 
 
Como atual presidente da Câmara Setorial de Lazer e Turismo da Secretaria de Agricultura de São Paulo, ele acredita em um turismo capaz de gerar renda ao produtor e lazer ao morador da cidade. "O  meu desafio é fazer do turismo rural uma atividade econômica sustentável e que valorize a cultura do campo", conclui.