Pelo telefone. Aula-show grátis.
- Detalhes
- Publicado em Quinta, 16 Fevereiro 2012 18:35
- Escrito por Sérgio Roveri

O papel de um espetáculo musical, a princípio, não é o de elevar o conhecimento do público sobre qualquer tipo de assunto. Mas Pelo Telefone, que pode ser visto gratuitamente nas noites de segunda a quarta, no Teatro Itália, recorre a um punhado de clássicos da música brasileira, além de uma série de situações bem- humoradas, para subverter este conceito: a peça é uma aula sobre a invenção do telefone e sua importância nos relacionamentos humanos. Tanto que os personagens da trama, Johnny e Ligia, vividos pelos atores Luiz Araújo e Marilice Cosenza, se conhecem a partir de um telefonema para um número errado.
Antes do início do espetáculo, o público recebe uma apostila, impressa em estilo cartoon, que traz informações sobre a história do telefone. "Contamos algumas curiosidades sobre o verdadeiro inventor do aparelho e como ele chegou ao Brasil", diz Luiz Araújo. "Desde o início deixamos claro que o musical é uma aula-show sobre o telefone. Os números musicais servem a este propósito da dramaturgia."
Escrito por Claudio Simões e dirigido por João Sanches, o musical toma emprestado o título do primeiro samba gravado no País. Segundo os arquivos da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, Pelo Telefone, composto por Donga e Mauro de Almeida, foi registrado em estúdios em novembro de 1916. Embora o texto apresente uma narrativa cronológica, que tem início na fala, passando depois pelo surgimento da eletricidade e do telégrafo, até finalmente chegar ao telefone, as músicas não obedecem a um contexto histórico. Misturadas no tempo, elas oferecem o suporte para o cotidiano do casal de protagonistas.
Das 22 canções apresentadas em cena, algumas são de forte apelo popular, a exemplo de Ligia, de Tom Jobim e Chico Buarque, Pelo Interfone, de Ritchie, Me Liga, de Herbert Vianna e Pela Internet, de Gilberto Gil.
"Fiquei surpreso ao ver o número de canções da MPB que falam sobre o telefone", diz Araújo. "São muitas canções, de gêneros os mais variados. Tivemos de cortar várias. Sobraram aquelas que, além de ajudar a contar a história do telefone, serviam também para contar o romance dos personagens".
Pelo Telefone. Em cartaz no Teatro Itália. Avenida Ipiranga, 344, subsolo. Tel.: 3255-1979. De segunda a quarta. 19h. Grátis.




