sex 04 25 2014

Destaques:

Receita libera testes do IRPF 2013

- / -

 
É o caso da ficha referente aos rendimentos isentos que, neste ano, ficou mais detalhada. Foram incluídos itens como a restituição de imposto sobre a renda de anos anteriores, ganhos líquidos em operações com ouro, ganhos líquidos em operações de ações negociadas em bolsa, entre outros. "O valor recebido de restituição do IR de anos anteriores, por exemplo, sempre gerava dúvidas. Agora, o contribuinte saberá exatamente onde lançar essa informação", explica a advogada. 
 
Doações – Outra novidade é o desmembramento da ficha "pagamentos e doações efetuadas". Na ficha de pagamentos, deverão constar as despesas com médicos e instrução. Na de doações entram os valores direcionados  a projetos que recebam incentivos da Lei Rouanet e  doações aos Fundos de Direitos da Criança e do Adolescente. 
 
União estável – Uma curiosidade é a inclusão da palavra companheiro na ficha de informações referente ao cônjuge. Para a advogada, a novidade representa um reconhecimento à união estável. "A medida vai possibilitar às pessoas que vivem numa relação estável a fazer a declaração em conjunto", explica. União estável é a relação de convivência entre duas pessoas por dois anos ou mais. 
 
Neste ano, há a possibilidade de colocar um menor pobre de até 21 anos em que o declarante seja responsável pela educação ou tenha a guarda judicial. A dedução por dependente passou de R$ 1.889,64 para R$ 1.974,72. Na mesma ficha, também foi incluída a opção de lançar, como dependente, pessoa incapaz ou que o declarante tenha a tutela judicial. Por ser uma versão de testes, não é possível gravar a declarações.
 
Sugestões e críticas podem ser enviadas para o e-mail www.irpf.beta@receita.fazenda.gov.br.




Adicionar Comentário!