Família Fernandes conquista primeira medalha no ciclismo

RIO - Com uma bicicleta adaptada, Clemilda Fernandes conquistou neste domingo a primeira medalha de algumas que a família de ciclistas promete garantir nos Jogos Pan-Americanos.

Primeira da família subir na bicicleta, Clemilda conquistou o bronze na prova individual de estrada contra o relógio com o tempo de 28min15s89, ficando atrás da canadense Anne Samplonius (26min23s70) e da mexicana Alessandra Herrera (27min51s19).

"Por ser a primeira participação em Pans estou emocionada. Larguei com o pensamento positivo, mesmo não sendo uma das favoritas, e procurei sempre dar o meu máximo", disse a ciclista.

Ela agora vai se unir à irmã, Janildes para as competições de pista -- Clemilda disputa na segunda-feira as preliminares dos 200 metros velocidade e depois Janildes compete na prova por pontos. No dia 21 as duas se juntam à prima Uênia na disputa da estrada de resistência.

"Na estrada já temos a prata e o bronze da minha irmã nos últimos Pans e vamos tentar o ouro. A gente não tem rivalidade entre as três, o importante é o Brasil pegar o lugar mais alto do pódio. Mas se der ouro, prata e bronze vamos ficar ainda mais felizes, e quem sabe faremos uma festa", disse ela, lembrando, emocionada, que nos Jogos de Winnipeg, em 1999, Janildes teve que superar a morte do irmão e a quebra da bicicleta para levar o bronze.

O caminho daqui para a frente deverá ser um pouco mais tranquilo do que foi neste domingo. Além de não ser considerada favorita para a prova contra o relógio, Clemilda ainda teve que competir com uma bicicleta de estrada adaptada.

"Peguei a bike apenas seis dias antes para treinar, e o quadro é de contra-relógio. Isso porque eu estava aguardando o dinheiro prometido pelo governo de Goiás para comprar a bicicleta, e não chegou. Eu estava treinando só com estrada (resistência) e há seis dias consegui adaptar a bike para competir."

Para as próximas provas ela garante que tudo está certo, e para dar sorte ela promete pintar todas as unhas das mãos com a bandeira do Brasil -- desta vez eram só duas.

Apesar de ter mais duas provas pela frente, Clemilda nem pensou em voltar rapidamente para a Vila para descansar. Com um sorriso permanente no rosto, ela não se cansou de dar entrevistas e ainda passou cerca de 20 minutos comemorando e conversando com os torcedores que foram ao Aterro do Flamengo.

A alegria dela contrastou com o sofrimento de Marcos Novello, que terminou em 10o lugar na prova masculina. O outro brasileiro, Pedro Nicacio, ficou em 9o.


Fonte: AE