Economia
Brasil tem o 3º maior fluxo de dólares da história em 2009
2009: 3º maior fluxo de dólares da história.
Agência Estado - 6/1/2010 - 13h54

SÃO PAULO - O fluxo cambial voltou a ficar no azul em 2009 após a forte saída de dólares no fim de 2008 em meio aos desdobramentos da crise financeira. Resultado anual divulgado nesta quarta-feira, 6, pelo Banco Central (BC) mostra que a entrada de dólares superou a saída de recursos no Brasil em US$ 28,732 bilhões no ano passado, o terceiro maior ingresso de dólares da série histórica do BC, iniciada em 1982. O resultado só é menor que o de 2007 (US$ 87,454 bilhões) e o de 2006 (US$ 37,270 bilhões). O número também é bem diferente do observado em 2008, quando o País perdeu US$ 983 milhões.

Segundo o BC, a entrada dos dólares em 2009 foi liderada pelas operações financeiras, como as transferências de recursos para a compra de ações, títulos de renda fixa e investimento produtivo, entre outras transações. Por essa via, o Brasil recebeu US$ 18,808 bilhões no ano passado, resultado de entradas totais de US$ 336,257 bilhões e saídas de US$ 317,450 bilhões.

Em 2008, a conta financeira havia amargado saída de US$ 48,883 bilhões. Na conta comercial, o ano terminou com saldo líquido positivo de US$ 9,924 bilhões porque as exportações superaram as importações nesse período. O resultado, porém, é muito inferior ao registrado um ano antes, quando o fluxo comercial foi positivo em US$ 47,900 bilhões. Segundo o BC, as exportações de 2009 totalizaram US$ 144,666 bilhões e as importações atingiram US$ 134,742 bilhões.

 
Nome
e-mail

Comentários dessa matéria (19).
Ester
28/2/2010 02:50:56
Ganhei um Mac da faculdade onde faço doutorado. E sim, ooooooh, deixo ele quietinho na gaveta do meu escritório e uso meu PC. Tenho 2 pcs e jamais compraria um mac. Sim, já usei o meu mac. Não, não acho ele melhor. Nem mais funcional. Nem mais prático. Nem mais nada de incrível. Acho o máximo ligar meu pc, rodar todos os programas de estatística e genética que preciso, além de abrir meus e-mails e usar msn e word. Mac não faz isso. PC faz. Mac tem problema com projetores. Mac precisa de um conector extra. Já vi professores dando aula sobre, por exemplo, 3 programas diferentes, e perderem um tempinho a mais para toda hora clicarem no programa novamente. E isso é só o começo das mil coisinhas que me irritam no mac. Em resumo, isso de Mac ser perfeito é exatamente o que a matéria fala: "Os usuários de Mac passam a sensação de serem pessoas maravilhosas, superiores, únicas e tem até uma certa indignação dos outros não perceberem o quanto cool é este universo". Designers a parte, para uma geneticista, mac é só dor de cabeça. A maior bobagem, contudo, é ficar brigando por uma coisa que não tem discussão. Você gosta de pastel de palmito, eu de carne, beltrano de queijo. Ambos tem características diferentes, e inevitavelmente haverá uma preferência. Como vc gostar de mac, eu de pc.
Flavio Donadio
16/1/2010 13:49:17
Pedro diz: "Mac e Windows foram feitos para públicos diferentes." Não concordo. Mac e Windows foram feitos exatamente para as mesmas pessoas. Tudo o que pode ser feito em um, pode ser feito no outro, sem exceção. A diferença está apenas na maneira como se faz cada coisa. Tenho uma empresa de representação comercial e utilizo somente Macs. Todos os meus vendedores utilizam e-mail (Mail), web (Safari), instant messenger (MSN), editor de texto (Word), planilha (Excel), sem nenhuma dificuldade. Antes, quando usávamos PC's, uma ou outra máquina sempre apresentava algum problema, como lentidão ou vírus. Eu gastava uma quantia anual significante com softwares anti-virus e tinha perdas com paradas para manutenção (funcionário parado, visita técnica, etc.). Hoje eu mesmo administro minha máquinas com o Apple Remote Desktop, quando necessário. Basicamente, a única manutenção que tenho que fazer é atualizar o sistema. Se esse tipo de vantagem não for o desejo de qualquer usuário de computador, não sei o que é.
Flavio Donadio
16/1/2010 13:35:05
"Mas o melhor software é o que a gente está acostumado". Substitua a palavra "software" na frase acima por qualquer outra coisa. Por exemplo: "Mas a melhor TV é a que a gente está acostumado". Bem... Durante muitos anos, estivemos acostumados com TV's de tubo arredondado, com imagens em preto-e-branco. E aí? Essa idéia vale apenas para software ou realmente devemos ter a curiosidade de experimentar algo novo ou diferente, simplesmente para ver se é melhor?
Ana Nemes
12/1/2010 10:29:56
Jonas, respondendo a sua pergunta: "Ivan, "jamais se aventuraram na maçã o tempo suficiente" reafirma "o melhor é o que a gente está acostumado". Se uma pessoa já é produtiva no que está acostumada, para que ela vai mudar? Ela tem coisas mais importantes pra fazer. Quanto tempo é "tempo suficiente"?" - Pra mim, que fui usuária de PC a vida toda, algumas horas fuçando meu Mac novo já me deram abertura suficiente pra não querer mais voltar pro Win. Com ajuda de amigos que já usavam Mac há algum tempo, em menos de uma semana já sabia tudo que eu precisava, e se hj tenho qualquer dúvida ela é facilmente respondida pelo proprio sistema de ajuda (MUITO mais funcional do que o do Win) do Mac. Mas concordo que essa briga Mac/PC é sem ponto. Os dois sistemas tem falhas e acertos. Apesar de eu preferir sem duvidas o Mac OS por toda a praticidade, facilidade, recursos de interface e claro, por apresentar menos problemas de desempenho que meu antigo Windows, eu respeito quem não pensa assim. Mas sem duvida, se me pedirem pra opinar, a minha palavra final é: A diferença de preço vale SIM a pena.
Ivan Henriqur Tavares Pauletti
12/1/2010 10:07:42
O que eu quis dizer é exatamente o que você disse, Felipe Dornelas. Concordo e entendo que é muito mais fácil para a Apple desenvolver em uma plataforma fixa, ao fazer drivers compatíveis com todos os fabricantes. Mas, poxa, o Windows Vista tem 30 componentes "inspirados" no Mac. Uma licença do Mac os custa 60 reais! Um Windows Seven atualmente está 400! E seu Windows INDISCUTIVELMENTE perderá performance e ficará pior com o tempo. Para se ter noção, eu sequer DES-LI-GO meu Mac há 4 meses. Agora, acho que não preciso dizer se já o formatei. Minha mensagem é a seguinte: abram a cabeça e experimentem o Mac. Se você está confortável com o Windows e já é produtivo no design, saiba que o foco da Apple é esse. Experimenta. =)
Felipe Dornelas
5/1/2010 11:01:35
Uso Mac OS-X há 8 meses, e não troco por nenhum outro sistema operacional. Não adianta vir com esse papo de que Macmaníacos preferem beleza e design a funcionalidade e praticidade. Afinal, é exatamente o contrário. Uso Mac OS-X porque é o sistema operacional mais prático e funcional do mundo. E meu MacBook é velho, feio, arranhado e caindo aos pedaços... Todo mundo que usa Mac já usou Windows. Agora esse povo que defende tanto o PC nunca usou Mac por mais de alguns dias (a maioria nunca viu um Mac). É muito fácil falar mal de algo que você nunca usou. Na minha opinião, usuários de Windows usam-no por preguiça ou comodidade. Sempre usaram Windows na vida, e já estão acostumados com seus problemas e deficiências. A terrível filosofia: "melhorar pra quê?!" PS: o cara tinha que ser defensor de Windows mesmo, é dono do site WinAjuda! (risos)
Pedro
31/12/2009 09:47:00
Mac e Windows foram feitos para públicos diferentes. Quem somente usa o Office e a internet não vai querer aprender a mexer no dock, ou aprender atalhos no Mac. Porém, quem trabalha com programas avançados, precisa de um sistema mais confiável e estável, que não o deixe na mão em nenhuma hipótese. Um exemplo são os desenvolvedores, que se não estão usando o Mac, estão usando alguma extensão do Linux. Eu sou webdesginer e uso o Mac. E vai demorar pra eu voltar para o Windows.
Michele Menezes
29/12/2009 20:47:22
Fui usuária de Windows desde 1990 e há 2 anos atrás comprei um Macbook. Há exatamente 2 anos que não sei mais o que é formatar uma máquina! =) No Windows, pelo menos uma vez no ano tinha que dar uma zerada no HD.
Anderson
29/12/2009 19:33:09
Também acho a plataforma Mac muito boa. O problema é que eu e a maioria das pessoas não estão dispostas a pagar muito a mais por uma carcaça de alumínio bonitinha.
Mario Amaya
29/12/2009 17:51:43
Síndrome de Estocolmo seria se a Apple tivesse seguidores fanáticos de produtos péssimos, o que muito evidentemente não é o caso. A rixa entre os macmaníacos e os supostos (porque de fato são raros) pecezistas era mais intensa nos anos 90, quando o Mac era muito mais uma plataforma de nicho do que hoje. Além de serem relativamente muito mais caros que agora e bem menos numerosos, os Macs eram menos compatíveis com o mainstream PC. Então, cada usuário de Mac precisava se munir de um monte de informações e argumentos somente para justificar sua escolha para a multidão. Uns ou outros davam um passo além e tentavam "converter" as pessoas por conta própria. Vi isso de perto, trabalhei em revista de Mac (e, atualmente, também de Windows). Vários dos entrevistados para esta matéria são veteranos dessa turma. Em alguma medida, ainda insistem no papel de "guerrilheiros culturais", mesmo que hoje em dia a Apple não seja "talento não reconhecido", e certamente não precisa da ajuda de ninguém. As máquinas atuais são muito mais semelhantes e compatíveis, e a diferença continua sendo com o posicionamento da Apple numa categoria "premium", que proporciona à Apple um lucro maior por unidade, deixando os fabricantes de PC a brigar pelas "migalhas", máquinas com margens muito mais baixas. Isso é fundamental para compreender o sucesso da Apple com uma solução diferente do padrão do mercado. Culturalmente, muitos macmaníacos tentam extrair status social de seu equipamento, de forma similar a fotógrafos com câmeras Nikon, por exemplo. Esse status, porém, deve vir do que a pessoa realiza, independentemente do equipamento. Quanto ao caráter pessoal, se macmaníacos buscam passar a sensação de serem maravilhosos, já conheci um número maior de macmaníacos chatos. Perdoem a sinceridade. O Anderáos não recorda bem o passado ao apontar o iPod e o iPhone como salvadores da Apple. Esses produtos já são da fase de expansão. A salvação aconteceu com o iMc G3 a partir de 1998.
Ari Silveira dos Santos Filho
29/12/2009 16:22:00
A gravata (ou linha fina) da matéria traz um absurdo: como podem os windowsmaníacos serem "mais ligados à funcionalidade" se, historicamente, a maior vantagem do Mac sempre foi a facilidade de uso, a intuitividade, a funcionalidade? Acho que o editor deveria se informar um pouco mais antes de escrever bobagem.
Eduardo Guedes
29/12/2009 16:07:25
Sou um Apple Fan que nunca teve um único produto da Maçã, mas que já trabalhou com alguns. Posso dizer que realmente são produtos sedutores, mas isso em nada desmerece ou diminui os PC/Windows. Trabalho com estes (Design Gráfico) há 8 anos sem nenhuma queixa (passando nos últimos anos por Win2k, WinXP, Vista 64 e agora migrando para o Seven). Essa discussão Mac/PC nunca teve e pelo visto nunca vai ter fim, só falta agora incluirem o Ubuntu (ou outra distro), já que os amigos do Pinguim também são amantes ferrenhos do bichinho. Ah, uma última coisa, logo foi dito por Ivan Henrique: "Agora, 98% de usuários windows, jamais se aventuraram na maçã tempo suficiente para entender a intuitivade da coisa." - Apenas gostaria de colocar que se algo é intuitivo não necessita de entendimento, pois intuição não se ensina e nem se aprende, apenas se sente, e se você tiver que gastar um mínimo de tempo que seja pra "entender" algo, então é porque esse algo não é "intuitivo" como se pregou.
Jonas
29/12/2009 16:00:04
Ivan, "jamais se aventuraram na maçã o tempo suficiente" reafirma "o melhor é o que a gente está acostumado". Se uma pessoa já é produtiva no que está acostumada, para que ela vai mudar? Ela tem coisas mais importantes pra fazer. Quanto tempo é "tempo suficiente"? Se PC com Windows já soluciona meus problemas, pra que usar e pagar MUITO mais por um Mac sendo que ele não fornece um retorno tangível de produtividade?
Marcelo Padilha
29/12/2009 15:55:52
Ambos os lados tem seus privilégios e suas características. Pegando carona no post do Ivan Henrique Tavares Pauletti "vale a pena salientar que todos os usuários Mac já foram usuários Windows e sabem como é a experiência com ambos", concordo. Mas quem tem a oportunidade de ter um Mac em casa não faz um "downgrade" na vida. Hoje tenho três máquinas e cada uma delas um sistema operacional respectivamente Mac, Win7, Linux . e cada um deles tem sua particularidade . mas a que mais uso e o Mac, e ultimamente o Win7 vem me surpreendendo muito. A Microsoft tem muito a crescer se continuar a linha do Win 7.
Bernardo Medeiros
29/12/2009 15:02:01
O Mac funciona sempre. O Windows, quando quer. O Linux...Bem, o Linux é o patinho feio.
Leonardo Pessoa
29/12/2009 14:59:16
Acho mais interessante ver como algumas pessoas arrumam todo tipo de desculpa pra dizer que alguém fez uma escolha errada só porque não é a sua escolha. Acho que cada um tem o direito a gostar do que quiser; você gosta de Windows, ótimo. Eu gosto de Mac e não vou ficar dizendo que você é refém da sua indústria. Se a Sindrome de Estocolmo pode se aplicar a usuários de Mac, o Mito da Caverna também se aplica aos usuários de Windows (pelo motivo já explicado pelo Ivan acima). Melhor que ficarmos nos degladiando sobre o assunto é respeitarmos o fato que todas as pessoas são diferentes, tem gostos diferentes e opiniões diferentes. Só não adianta é ficar na discussão pois ela não leva a lugar algum (só a mais discussão). [ ]'s a todos.
Fabio Costa
29/12/2009 14:58:03
Só quem nunca usou um Mac pra valer pode dizer que um PC trabalhando Windows é melhor do que um Mac rodando qualquer coisa (inclusive windows). Está mais do que comprovado, a melhor máquina para rodar Windows é um Mac. Por que? Porque, assim como o Rafael Fishman disse, a engenharia da Apple é uma coisa linda e só quem realmente conhece gosta. PS. Note que o defensor do Windows tem um site chamado winajuda. Pelo menos ele tem consiencia de que quem tem Windows realmente vai precisar de MUITA ajuda pra usar esse "Sistema Operacional"
Ivan Henrique Tavares Pauletti
29/12/2009 12:40:42
"Mas o melhor software é o que a gente está acostumado", diz o jornalista, que trabalha com PC" - isso foi uma atrocidade. Absurdo. Vale salientar que todos os usuários Mac, já foram usuários windows e sabem como é a experiência de ambos. Agora, 98% de usuários windows, jamais se aventuraram na maçã tempo suficiente para entender a intuitivade da coisa.
Vanderlei Campos
29/12/2009 12:08:24
Interessante ver como a Síndrome de Estocolmo se aplica aos reféns de algumas indústrias.
 
VERSÃO DIGITAL FOLHEÁVEL
sim
não
sim, mas sem o dinheiro do BNDES.
não sei
Newsletter
Cadastre-se para receber nossas notícias
Editorias: 3º setor . cidades . dcarro . dcultura . economia . esportes . geral . internacional . logo . opinião . política . tecnologia . turismo .
Economia. caixa 1 . comércio . economia . empresas . mercado . negócios . tributos . viagem de negócios .
Colunistas. blog da sandra turchi . giba um . varejo high tech .
Especiais. charges . copa do mundo 2010 . dcinema . dcinemateca . dcmídia . digesto econômico . eleições 2010 . humornet . rádio onu . sp fashion week inverno 2010 .
Institucional. acsp . cadernos setoriais . calc. do imposto . de olho na câmara . de olho no imposto . envio de material . expediente . impostômetro . relatório social . Fale Conosco.
Serviços. a lei geral das mpes . loterias . meteorologia . países:tempo e hora .
© Copyright 2004-2010 Diário do Comércio - Todos os direitos reservados - Site desenvolvido por Sw Consulting