CIDADES
DCARRO
DCULTURA
ECONOMIA
ESPORTES
GERAL
INTERNACIONAL
LOGO
OPINIÃO
POLÍTICA
TECNOLOGIA
TURISMO
Geral
Usuários do SUS elegem os melhores hospitais de SP
Hospital do Rim e Hipertensão, na capital, foi o primeiro colocado.
Agência Estado
- 9/3/2009 - 15h39
SÃO PAULO - Uma pesquisa da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo revela, pela primeira vez na história, o ranking dos 10 melhores hospitais e as cinco melhores maternidades públicas do Estado na avaliação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O primeiro colocado na categoria internação foi o Hospital do Rim e Hipertensão, na capital paulista, com nota média de 9,349. Em segundo lugar, com nota 9,344, ficou o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, ligado à secretaria, e, em terceiro, a unidade materno-infantil do Hospital das Clínicas de Marília, com nota 9,342.
Já o primeiro colocado entre as maternidades foi o Centro de Atenção Integrada à Saúde da Mulher (Caism) do Hospital das Clínicas de Campinas, com nota média 8,904, seguido pelo Hospital Universitário de São Paulo, com 8,843. Todos os 15 hospitais receberão uma placa especial da secretaria, em reconhecimento ao nível de excelência do atendimento que prestam à população.
"Esses hospitais são motivo de orgulho para o SUS paulista, e quem atesta isso são os próprios usuários. Essa pesquisa de satisfação foi fundamental para avaliar o que vem sendo bem feito na área de assistência hospitalar e o que precisa ser aperfeiçoado. É um instrumento de gestão extremamente importante", afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.
Foram eleitos vencedores os hospitais que tiveram maior pontuação média entre as unidades que tiveram mais de 100 respostas encaminhadas pelos usuários. Os pacientes receberam o formulário da pesquisa pelo correio, depois do tratamento a que se submeteram, e puderam responder gratuitamente pela internet, carta-resposta ou por telefone.
Segundo a secretaria, o "provão" do SUS tem como objetivo monitorar a qualidade de atendimento e a satisfação do usuário, reconhecer os bons prestadores, identificar possíveis irregularidades e ampliar a capacidade de gestão eficiente da saúde pública.
Na pesquisa foram avaliados o grau de satisfação com o atendimento recebido pelos pacientes, nível do serviço e dos profissionais que prestaram o atendimento, qualidade das acomodações e tempo de espera para a internação. Para a classificação das maternidades também foram incluídas perguntas específicas sobre humanização do parto.
De acordo com a secretaria, o levantamento ouviu 60,2 mil pacientes que passaram por internações e exames em cerca de 500 estabelecimentos de saúde conveniados à rede pública paulista nos meses de novembro e dezembro de 2007 e abril e junho de 2008. Confira no site da secretaria a lista com os melhores hospitais do SUS de São Paulo na avaliação dos usuários.
Veja a lista dos 10 melhores hospitais
(Hospital/cidade/nota)
Hospital do Rim e Hipertensão/ São Paulo/ 9,349
Hospital das Clínicas/ Ribeirão Preto/ 9,344
Hospital das Clínicas - Unidade Materno Infantil/ Marília/ 9,342
Hospital Amaral Carvalho/ Jaú/ 9,334
Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia/ São Paulo/ 9,332
Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (Centrinho)/ Bauru/ 9,330
Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas/ São Paulo/ 9,299
Instituto Brasileiro de Controle do Câncer/ São Paulo/ 9,296
Hospital Estadual de Vila Alpina/ São Paulo/ 9,289
Hospital Beneficência Portuguesa/ São Paulo/ 9,288
Veja a lista das cinco melhores maternidades
Caism (Centro Integral de Atendimento à Saúde) do Hospital das Clínicas/ Campinas/ 8,904
Hospital Universitário/ São Paulo/ 8,843
Hospital Estadual de Vila Alpina/ São Paulo/ 8,800
Hospital Santa Marcelina/ São Paulo/ 8,717
Hospital Geral de Pedreira/ São Paulo/ 8,714
Nome
e-mail
Comentários dessa matéria (
1
).
Marcelo Prieto
9/3/2009 08:42:42
Mais uma vez, parabenizo ao Diário do Comércio, por proporcionar que tenheamos acesso a tão ilustre pensador mundial. Professor Olavo de Carvalho, mais uma vez brilhante.
VERSÃO DIGITAL FOLHEÁVEL
Você é a favor da construção do estádio do Corinthians?
sim
não
sim, mas sem o dinheiro do BNDES.
não sei
Newsletter
Cadastre-se para receber nossas notícias
Economia
CAIXA 1
COMÉRCIO
ECONOMIA
EMPRESAS
MERCADO
NEGÓCIOS
TRIBUTOS
VIAGEM DE NEGÓCIOS
Editorias:
3º setor .
cidades .
dcarro .
dcultura .
economia .
esportes .
geral .
internacional .
logo .
opinião .
política .
tecnologia .
turismo .
Economia.
caixa 1 .
comércio .
economia .
empresas .
mercado .
negócios .
tributos .
viagem de negócios .
Colunistas.
blog da sandra turchi .
giba um .
varejo high tech .
Especiais.
charges .
copa do mundo 2010 .
dcinema .
dcinemateca .
dcmídia .
digesto econômico .
eleições 2010 .
humornet .
rádio onu .
sp fashion week inverno 2010 .
Institucional.
acsp .
cadernos setoriais .
calc. do imposto .
de olho na câmara .
de olho no imposto .
envio de material .
expediente .
impostômetro .
relatório social .
Fale Conosco.
Serviços.
a lei geral das mpes .
loterias .
meteorologia .
países:tempo e hora .
© Copyright 2004-2010 Diário do Comércio - Todos os direitos reservados - Site desenvolvido por Sw Consulting